Ioga na cadeira o novo jeito de praticar este esporte

Ioga na cadeira: o novo jeito de praticar este esporte

A ioga é uma prática milenar, originada dos hindus. Atualmente, possuindo milhares de variações, a atividade consiste em realizar movimentos lentos, geralmente com pausas, com o indivíduo permanecendo naquela mesma posição durante algum tempo, determinado por ele ou por um instrutor. Com isso, segundo as origens da ioga, o corpo, a mente e o espírito estarão unidos.

Na ioga, os níveis de dificuldade são grandes, já que exigem uma flexibilidade maior de quem pratica. E, por isso, quem possui limitações físicas pode enfrentar alguns obstáculos.

E, entre esse grupo de pessoas, existem os idosos, que geralmente possuem algum problema nas articulações, além de poderem ter um estresse elevado em alguns casos, fatores que podem ser minimizados com a ioga. Mas então, como os idosos podem usufruir dos benefícios desta técnica?

Pegue uma cadeira e veja este artigo!

O que é Ioga na cadeira?

Como o próprio nome deixa claro, é o ioga feito com os mesmos princípios e com exercícios parecidos, mas com o auxílio de uma cadeira, objeto que já é bastante utilizado para apoio em outros diversos tipos de exercício.

Assim, as vantagens da ioga podem ser aproveitadas, ainda que o indivíduo tenha alguma dificuldade de locomoção.

Exercícios

Confira agora dois exercícios de ioga que podem ser realizados com o apoio da cadeira:

  • Equilíbrio espinhal

Primeiro, coloque as mãos sobre o assento da cadeira e mantenha os pés no chão; após isso, levante a perna direita para trás até que o seu joelho aponte totalmente para o solo; e, dessa vez para frente, estenda o braço esquerdo.

Repita o exercício com os membros invertidos, pelo mesmo período de tempo.

Vantagens: Foco, equilíbrio e coordenação são melhorados; o núcleo é fortalecido; além do alongamento de partes do corpo como a coluna, quadris, ombro e tronco.

  • Pose do barco

Sente de maneira a ficar ereto e coloque as mãos no assento, uma de cada lado do seu corpo; pegue sua perna direita, levante e segure-a durante um tempo; solte e repita na perna esquerda.

Com o tempo, caso se sinta mais confiante e queira desafios maiores, tire as mãos do assento e levante-as até chegarem acima da cabeça ou coloque-as no tronco, como se pressionasse a barriga.

Vantagens: Fortalecimento do abdômen, flexores do quadril e coluna; e estimulação dos órgãos abdominais.

Um residencial para idosos que proporciona atividades

A Cora é um residencial para idosos que proporciona a realização de atividades que promovem qualidade de vida e autonomia para seus residentes.

Com o auxílio de nossos profissionais especializados, o idoso pode realizar exercícios cognitivos e físicos para manter-se ativo e saudável.

Por isso, se precisa de um lugar que cuide de todas as áreas da vida do idoso, fale com a Cora!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail

Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar a sua experiência.