Atividades para realizar com idosos em tempos de pandemia

Atividades para realizar com idosos em tempos de pandemia

O mundo vive a pandemia do novo coronavírus há pouco mais de um ano. Nesse período, alguns hábitos foram adotados para evitar a transmissão da doença, entre eles: uso frequente de máscara e álcool em gel, higienização constante de mãos e objetos, distanciamento social e aferição de temperatura e sinais vitais em locais de grande circulação.

Durante alguns meses, também houveram o fechamento de estabelecimentos comerciais e a recomendação de que as pessoas não saíssem de suas casas, principalmente se fossem idosas ou apresentassem comorbidades.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, no entanto, a rotina de grande parte da população parece estar voltando ao normal, porém diversas precauções ainda são necessárias para evitar a propagação do vírus.

Sabemos que mesmo após a imunização, muitas famílias não se sentem seguras para sair de casa com frequência, afinal estamos falando de uma doença que segue ativa e que vitimou milhares de pessoas no Brasil. Por conta disso, surge a seguinte dúvida: o que podemos fazer para garantir bem-estar, diversão e qualidade de vida sem sair do conforto de nossos lares?

Jogos e exercícios físicos são alternativas

Se você reside com avós ou pais idosos, sabe o quanto é difícil para eles permanecer em casa durante longos períodos e que as mudanças de hábito provocadas pela Covid-19 foram prejudiciais ao cotidiano. 

Por isso, listamos abaixo algumas atividades que podem ser desenvolvidas em seu lar e que trarão diversos benefícios aos familiares idosos.

Exercícios físicos 

Para realizar alguns exercícios físicos em casa, não é necessário adquirir nenhum aparelho específico, afinal os objetos essenciais para a prática dessas atividades já estão presentes nos lares de muitos idosos. 

Confira algumas dicas: 

  • Caminhada: pode parecer que não, mas alguns minutos andando em ambientes internos são fundamentais no combate ao sedentarismo. Apesar de ser um exercício simples, a caminhada é recomendada na prevenção de diagnósticos cardiovasculares e promove diversos benefícios ao corpo;
  • Marcha estacionária (ou sem sair do lugar): em alguns casos, os idosos residem em apartamentos ou casas sem muitos espaços para se movimentar. Nesta situação, a marcha estacionária é uma boa opção. Para praticá-la, basta ficar em pé e levantar os joelhos de maneira alternada até a altura da cintura;
  • Sentar e levantar: com uma cadeira, o idoso deve fazer os movimentos de sentar e levantar. Sempre feita com a coluna reta, a atividade estimula o quadríceps e a parte anterior da coxa;
  • Bola: com alguns pares de meias é possível fazer uma bola. Quando produzida, o idoso deve colocá-la na palma da mão e apertá-la repetidas vezes. Isso ajuda a fortalecer os músculos das mãos e as várias articulações dos dedos.

É essencial que o idoso esteja acompanhado e receba auxílio durante a realização de cada atividade física.

Jogos

Por vezes, o idoso está em busca de diversão e de momentos de interação com os demais familiares. 

Nesta situação, alguns jogos podem ser recomendados. São eles:

  • Quebra-cabeças: a atividade é um excelente estímulo cognitivo e colabora para o raciocínio do idoso;
  • Jogo da memória: como o próprio nome sugere, esse jogo ajuda a desenvolver a memória do idoso. Além disso, é um meio excelente para promover a interação entre gerações;
  • Baralho: as cartas oferecem uma infinidade de opções de jogos, como: “truco”, “buraco”, “canastra” e “21”. O baralho auxilia na desenvoltura, memória, atenção, raciocínio e dinamismo. 

O ambiente domiciliar não oferece apenas proteção. Com as dicas acima, é possível promover diversão e bem-estar para toda a família.

Cora Residencial Senior

A Cora é um residencial para idosos que preza pelo bem-estar físico e mental de seus moradores.

Por isso, promove diariamente atividades de estímulo físico e cognitivo, como Rodas de Conversa, Oficinas de Teatro, Caminhadas, Danças Expressivas, Artesanato, Alongamento e muito mais! Em nossas unidades, não há espaço para o tédio e o sedentarismo.

Entre em contato conosco e saiba mais informações!

4.7/5 - (3 votes)

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail