Cora Residencial
Depositphotos_39622419_XL (1) (1) (1)

Artesanato pode auxiliar idosos com doenças neurodegenerativas

O envelhecimento pode provocar algumas mudanças em nosso organismo. Por isso, é comum que idosos sintam dificuldades em realizar tarefas simples, que já fazem parte de seu cotidiano.

Além disso, com o tempo uma parcela da população pode desenvolver as conhecidas doenças neurodegenerativas, que afetam a noção de espaço e equilíbrio.

O Alzheimer, por exemplo, é uma das condições que impossibilita o idoso de morar sozinho. É comum que, por conta desse diagnóstico, muitas famílias busquem apoio em uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), para proporcionar conforto, segurança e cuidado adequado ao idoso.

O Alzheimer pode impedir que o idoso consiga realizar atividades simples como: tomar banho, andar sozinho, vestir-se, alimentar-se, entre outras.

A memória também pode ser reduzida com o tempo, dificultando a realização de tarefas.

Algumas atividades cognitivas podem reduzir a agitação e outros sintomas do Alzheimer, melhorando a qualidade de vida.

O artesanato, por exemplo, estimula o cérebro e pode auxiliar no quadro clínico de idosos com doenças neurodegenerativas.

Confira algumas artes simples que pode ser feitas para auxiliar idosos com doenças neurodegenerativas

Abaixo, listamos algumas atividades de artesanato que podem auxiliar no combate às doenças neurodegenerativas.

Além disso, apontamos outras ações que também estimulam o cérebro e podem ajudar no controle dos sintomas do Alzheimer.

Faça álbuns de recorte

Pegue algumas revistas e jornais antigos, além de cola, papel e tesoura. Permita que o idoso escolha as imagens que mais gosta e, se possível, recorte-as para construir um belo álbum.

Arranjo de flores

Compre vasos e flores artificiais, para que o idoso possa preparar seus próprios arranjos. Essa prática pode proporcionar momentos alegres e resgatar lembranças.

Empilhar copos de festas

Pegue copos de diferentes cores e peça ajuda ao idoso para empilhá-los, separando-os por cor. Isso traz um grande estímulo cognitivo para o seu familiar.

Jogos dos 7 erros

O jogo é considerado um dos mais eficientes para estimular a memória de idosos com condições neurodegenerativas.

Esse jogo exercita a percepção e a capacidade de memorizar e distinguir diferenças entre as imagens.

Escolha a Cora Residencial Senior

A Cora Residencial Senior é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que proporciona o melhor em cuidados, conforto, segurança e estrutura.

Em nossas unidades, contamos com equipes assistenciais 24h, atividades diárias, eventos temáticos de socialização, espaços amplos e adaptados, quartos individuais, duplos e triplos, entre outros benefícios.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os cuidados Cora!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Para celebrar o Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, realizamos em nossas unidades uma deliciosa Oficina Culinária, com algumas variações dessa bebida que é presença marcante no dia a dia dos brasileiros.

Os residentes puderam provar receitas que trazem café, leite e outros ingredientes. Também foi ofertada uma nutritiva vitamina de banana e mel, que fez muito sucesso entre os moradores.

As bebidas foram enriquecidas com suplementos da marca Nestlé, que possuem proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos idosos.

No mês de março, recebemos em nossas Rodas de Conversa as nutricionistas Carolina de Senne, Joice Santana, Letícia Trigo, Luana Perucci e Thamiris Buitoni, que fazem parte das equipes multidisciplinares da Cora.

As profissionais apresentaram aos residentes o tema “Mitos e verdades sobre a alimentação” e esclareceram dúvidas sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos idosos.

A atividade contou com um divertido jogo de perguntas e respostas, onde os residentes puderam interagir por meio de placas elaboradas especialmente para a ação. 

Na semana passada, nossos residentes participaram de um animado Café Temático de Páscoa. A ação ocorreu em todas as unidades e contou com música, decoração especial e um cardápio diversificado, com frutas, pães e doces.

Receba nossos conteúdos por e-mail