Alimentos típicos de Festa Junina que auxiliam na saúde dos idosos

Alimentos típicos de Festa Junina que auxiliam na saúde dos idosos

Dançar quadrilha, correio elegante. Essas são apenas algumas das atrações típicas de uma festa junina, evento que se aproxima com a chegada do mês de junho.

Para muitos, o maior atrativo da festividade é a culinária. Entre maçã do amor e cachorro-quente, existem muitas delícias que atendem o paladar de pessoas das mais diferentes idades, inclusive os idosos.

E o melhor é que muitas dessas comidas típicas fazem bem à saúde do público sênior por conta dos nutrientes encontrados nos seus ingredientes.

Alimentos de festa junina que são benéficos aos idosos

O cardápio da festa junina é bastante vasto. Amplas também são as suas vantagens com relação à manutenção de um corpo saudável, algo muito requisitado pelos idosos.

Conhecer as características de cada alimento pode favorecer o seu consumo sem culpa e com tranquilidade, pois o público sênior saberá que está fazendo bem à saúde em simultâneo em que está se divertindo.

Veja abaixo as comidas típicas de festa junina e os benefícios que proporcionam à saúde do público sênior:

  • Milho verde cozido: esse grão possui luteína e zeaxantina, carotenoides que possuem ação antioxidante. Além de proteger a retina, eles evitam a degeneração macular, principal causa da cegueira nos idosos;
  • Canjica: a sobremesa leva, em sua receita, leite, canela e cravo. O leite possui cálcio em abundância, ingrediente responsável por fortalecer os ossos e por prevenir a osteoporose. Já a dupla cravo e canela reduz o índice glicêmico, sendo importante aliado na prevenção do diabetes e pressão alta. Principalmente nos idosos, esses ingredientes ajudam a evitar o AVC;
  • Cuscuz: esse prato contém, em sua massa, ferro, magnésio, zinco, vitaminas do complexo B, carotenóides e antioxidantes. Todos esses itens favorecem o fortalecimento do sistema imunológico, o que previne doenças como pneumonia, fator que acomete grande parte do público sênior;
  • Pé de moleque e paçoca: esses alimentos possuem algo em comum. A base da sua receita leva amendoim, um grão que auxilia na prevenção de enfermidades como o câncer, doenças cardiovasculares e o Mal de Alzheimer graças às suas propriedades antioxidantes encontradas no resveratrol, um fitoquímico;
  • Batata-doce: nas festas juninas ela é consumida como doce, mas isso não impede que suas propriedades nutricionais ajam sobre a saúde. Esse alimento é rico em vitaminas A, C e do complexo B, manganês, fibras, potássio e ferro. Por isso, ela age na melhoria da visão, no fortalecimento do sistema imunológico e até mesmo no controle da pressão arterial;
  • Abóbora: assim como a batata-doce, a abóbora é consumida como um doce nas festividades juninas. Esse alimento possui vitamina A e corticoides, fatores que auxiliam na saúde dos olhos por prevenir catarata;
  • Tapioca: essa comida não contém glúten, tem baixo teor de sódio e ainda não leva óleo na sua receita. Por isso, evita enfermidades como pressão alta;
  • Caldo de feijão: o feijão é um grão rico em proteínas e, graças à alta quantidade de carboidratos, possui baixo índice glicêmico. Isso ajuda a manter o nível de açúcar no sangue estável.

Vendo todos esses benefícios que o cardápio junino pode proporcionar, o idoso pode se alimentar sem culpa durante a festividade.

Mas é importante lembrar que comer em excesso faz mal à saúde. Por isso, respeitar o corpo é a premissa para aproveitar de todas as maneiras tudo aquilo que a festa junina tem a oferecer.

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