Cora Residencial
Alimentos saudáveis para o idoso aproveitar a Páscoa

Alimentos saudáveis para o idoso aproveitar a Páscoa

A Páscoa é uma data religiosa repleta de símbolos e significados, que é celebrada em diversas culturas e países. 

É muito comum que as pessoas comemorem esse período em família, em almoços e jantares repletos de bons momentos e dos tradicionais ovos de chocolate.

Ainda que estejamos em um período de comemorações, sabemos que é importante manter uma alimentação saudável, principalmente quando falamos de idosos, que possuem diversas comorbidades. 

A alimentação de um idoso precisa ser acompanhada com atenção, já que o consumo de produtos inadequados pode agravar o seu quadro clínico ou colaborar para o surgimento de novos diagnósticos.

Alimentos saudáveis que devem estar no cardápio do idoso

O idoso precisa consumir alimentos que forneçam vitaminas, proteínas e minerais, como por exemplo: 

Legumes e frutas

Esses alimentos evitam a degeneração celular. É possível fazer diversas receitas com legumes, para tornar a refeição de páscoa mais que especial. 

Legumes e verduras são fontes de vitaminas, nutrientes e minerais, como o cálcio.

Já as frutas podem ser uma ótima opção no preparo de sobremesas. Além de colaborarem para o fortalecimento do sistema imunológico, elas também auxiliam na prevenção de doenças crônicas.

Leite e seus derivados

O leite é rico em vitaminas e cálcio, o que contribui para a saúde dos ossos e o funcionamento dos sistemas imunológico e cardiovascular.  

Peixes

A ingestão de peixes, como atum e salmão, ajuda na manutenção da saúde do idoso, afinal, esses alimentos são ricos em ômega-3, lipídio que possui uma grande ação anti-inflamatória e que auxilia na prevenção de doenças.

Chocolate

O chocolate é, sem dúvida, o alimento mais esperado por algumas famílias neste período. Por isso, não pode ficar de fora do cardápio do idoso.

O chocolate é feito à base de cacau, uma fruta rica em nutrientes, que atua como antioxidante e promove diversos benefícios ao organismo.

No entanto, sabemos que tudo o que é consumido em excesso pode causar grandes problemas para a nossa saúde. Por isso, deve-se ter cautela no consumo demasiado de chocolates e, sempre que possível, optar pela versão amarga do produto, que possui maior concentração de cacau.

Conheça a Cora Residencial Senior

A Cora é um Residencial para Idosos especialista em cuidados humanizados, com foco no bem-estar e na qualidade de vida.

Em nossas cinco unidades, localizadas na cidade de São Paulo, contamos com equipes multidisciplinares, formadas por médicos geriatras, enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Na Cora, os residentes contam com seis refeições diárias e um cardápio elaborado por nutricionistas, que é personalizado para cada morador, atendendo suas preferências e necessidades clínicas.

Em datas comemorativas, como a Páscoa, a Cora realiza eventos temáticos, que promovem a socialização e colaboram para o surgimento de novos vínculos de amizade.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Receba nossos conteúdos por e-mail