Alimentação: conheça utensílios adaptados que ajudam idosos com doenças neurodegenerativas

Alimentação: conheça utensílios adaptados que ajudam idosos com doenças neurodegenerativas

O número de idosos que sofrem de doenças neurodegenerativas sobe anualmente. No Brasil, são cerca de 55 mil novos diagnósticos por ano. 

Segundo pesquisadores da Universidade do Porto (Portugal) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de um quarto da população brasileira, com mais de 80 anos, será atingida por este tipo de condição muito em breve. 

Em seu dia a dia, os idosos com quadros de Alzheimer, por exemplo, têm dificuldades na realização de muitas tarefas, que anteriormente eram simples e fáceis. Para solucionar alguns destes obstáculos, diversos utensílios foram adaptados especialmente para pessoas com doenças neurodegenerativas. 

Dentre eles, os talheres, que se destacam por auxiliar pessoas que têm dificuldades de coordenação motora, auxiliando na firmeza ao segurar os objetos e, assim, promovendo segurança, autoestima e qualidade de vida. Saiba mais:

Talher Curvado e de Cabo Engrossado 

Os talheres curvados e de cabo engrossado estão entre os modelos mais conhecidos de utensílios adaptados do mercado e são ideais para pessoas que sofrem de fraqueza ou tremores nos membros. 

O modelo de cabo engrossado exige menos esforço para apanhar o talher. Já o de cabo curvado favorece aqueles que sofrem de dificuldades em sua coordenação motora, evitando que o alimento caia.

Modelo inteligente

Esse é um modelo que exige mais investimento, se comparado às demais opções do mercado, entretanto, se sobressai por dar mais independência para idosos que sofrem de Parkinson.

É um modelo que utiliza baterias com duração de um dia, suficientes para três ou mais refeições diárias. O material é de silicone e possui ação antibactericida, sendo leve e prático. Pode ser utilizado como garfo ou colher. Foi projetado para evitar 85% dos tremores nas mãos e pode ser um excelente investimento.

Talher com alça

Este modelo é muito útil e evita que o talher caia das mãos do idoso, por conta da alça que fica fixada ao redor das mãos. Esse tipo de talher é lavável e simples de se utilizar. Ele ainda possui um sistema de fechamento ajustável, auxiliando na posição do polegar e mantendo objetos fixos nas mãos.

Talheres adaptáveis são bastante úteis na vida diária de pessoas com algum tipo de deficiência motora e asseguram que não haverão mais dificuldades na realização das refeições.

Conheça a Cora Senior

Proporcione assistência 24 horas ao seu familiar idoso, por meio de profissionais treinados e especializados. 

Na Cora Senior, contamos com um ambiente acolhedor e cheio de alegria, que vai trazer ao idoso um sentimento de paz e felicidade. 

Venha conhecer nossas unidades! Entre em contato agora mesmo com nossas assessoras e agende uma visita virtual!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail