O Abril Marrom é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do combate à cegueira. O objetivo desta iniciativa é alertar a população sobre a incidência de problemas relacionados à visão.
A cegueira ocorre por conta de diversos problemas oculares, que podem ser reversíveis ou irreversíveis. Se o diagnóstico é feito de forma precoce, a chance de reverter a situação é maior, o que não ocorre se a descoberta acontece em um estágio avançado.
Entre as principais causas da cegueira estão diagnósticos como: catarata, ceratocone, glaucoma e retinopatia diabética.
Neste artigo, iremos falar dos casos de catarata, que são muito comuns em idosos. A catarata é uma doença que se caracteriza pela perda gradativa da visão. Em sua fase mais grave, causa cegueira.
O que é catarata?
A catarata é uma doença ocular que está relacionada ao envelhecimento do cristalino. Com a idade avançada, essa lente vai perdendo sua transparência, o que acaba comprometendo a visão.
A catarata pode ser dividida em diversos tipos, que podem afetar de maneiras diferentes a vida de um idoso. Os tipos mais comuns de catarata são:
- Catarata relacionada à idade (mais frequente);
- Catarata congênita;
- Catarata secundária;
- Catarata traumática;
- Catarata provocada por radiação solar.
Sintomas da catarata
Por conta da diminuição da nitidez do cristalino, o idoso começa a enxergar de forma embaçada o tempo todo e, com o avanço da doença, as dificuldades de distinguir algumas imagens ficam cada vez mais frequentes.
Conheça alguns dos sintomas da catarata:
- Visão embaçada;
- Diminuição da visão noturna;
- Sensibilidade à luz;
- Visão dupla;
- Dificuldades em atividades diárias;
- Surgimento de pontos brilhantes na visão.
Esses sintomas podem ocorrer simultaneamente, no entanto, a catarata costuma ter uma evolução lenta, sendo que os sinais da doença são ignorados ou muitas vezes não notados, o que faz o idoso se acostumar com a baixa visão, adiando o início do tratamento.
Como prevenir a cegueira?
Quanto mais cedo você cuidar da saúde dos olhos, maiores são as chances de não desenvolver doenças oculares.
Portanto, manter hábitos saudáveis, desde cedo, é muito importante para evitar essas condições.
Em seu dia a dia, procure:
- Evitar uma exposição excessiva ao sol;
- Seguir uma alimentação equilibrada e saudável;
- Proteger os olhos com óculos, chapéus e bonés;
- Realizar exames de rotina com um especialista;
- Manter-se hidratado.
Cora Residencial Senior
A Cora Residencial Senior é um Residencial para Idosos que proporciona o que há de melhor em cuidado, conforto e segurança. Nossos profissionais acompanham regularmente a saúde dos moradores, identificando previamente qualquer alteração em seu quadro clínico.
Entre em contato com nossas assessoras e conheça mais sobre os serviços oferecidos pela Cora.