Eles enchem a casa de alegria e são responsáveis por gerar momentos felizes para toda a família. Estamos falando dos pets, que também possuem uma forte influência na saúde mental de seus tutores.
Os animais domésticos são excelentes companheiros. Por vezes, são considerados parte da família. Ter por perto esses fiéis parceiros pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.
Pets e Idosos: o que dizem os especialistas?
Diversos estudos já comprovaram que o contato com animais de estimação proporciona benefícios para a manutenção da saúde mental, auxiliando no combate a quadros de ansiedade, depressão e estresse.
Segundo pesquisas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, ter um pet em casa ajuda na redução da pressão sanguínea, do colesterol e até mesmo do nível de triglicérides.
Com a presença do animal, o tutor passa a realizar atividades que, geralmente, não realizaria, o que contribui para a saúde física e psíquica.
Por quais razões o idoso precisa ter um pet?
1 – Melhora do humor
A energia de um pet pode melhorar o ambiente e há uma explicação para isso.
Ao interagir com o animal de estimação, ocorre uma melhora nos níveis dos neurotransmissores responsáveis por regular o bom humor, o apetite e o sono.
2 – Combate ao sedentarismo
É comum que muitos idosos fiquem sedentários após a aposentadoria.
No entanto, com a ajuda de um pet tudo isso pode mudar. O sedentarismo abre espaço para os cuidados básicos diários que o animal necessita.
Regularmente, pode ser necessário alimentar o pet, brincar com ele, levá-lo para passear e muito mais, o que contribui para manter o idoso ativo fisicamente.
3 – Exercita a memória
A rotina de cuidados de um pet exige maior esforço à memória do idoso. Colocar água e comida em potes, dar banho e manter as vacinas em dia são tarefas essenciais para o bem-estar do animal.
Para o idoso, cuidar de um animal de estimação significa exercitar a mente.
Um Residencial que pensa no bem-estar!
Como vimos no artigo, a presença de um animal é essencial para a manutenção da saúde mental do idoso. No processo de envelhecimento, estar em contato com animais, familiares e pessoas da mesma faixa etária é fundamental.
Na Cora Residencial Senior, promovemos mensalmente a Pet Terapia (ou Terapia Assistida por Animais), visando manter o contato dos residentes com simpáticos animais de estimação, que auxiliam no combate a quadros de depressão, sedentarismo, ansiedade e estresse.
Para saber mais sobre nossos serviços, fale com nossas assessoras agora mesmo e conheça uma de nossas unidades!