Cora Residencial
A importância da socialização para a saúde mental

A importância da socialização para a saúde mental

Ao longo dos anos, é muito importante estabelecer um convívio social adequado, assim como praticar atividades de estímulo físico e cognitivo regularmente. Dessa forma, é possível alcançar uma rotina com bem-estar e qualidade de vida.

Essas práticas se tornam ainda mais importantes quando envelhecemos, já que é comum surgirem desafios de origem física e cognitiva após os 60 anos. São alterações que podem ser difíceis de lidar e, em algumas ocasiões, podem colaborar para o surgimento de quadros clínicos como ansiedade e depressão, por exemplo.

Nesta fase da vida, também podemos ser surpreendidos com o surgimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, que também afetam diretamente o raciocínio, o humor e o comportamento. 

Os vínculos sociais são fundamentais para o desenvolvimento de nosso sistema cognitivo, prevenindo o surgimento e o avanço das doenças neurodegenerativas.

Além disso, participar de atividades em grupo pode ser essencial para a saúde mental. Cantar, dançar, escrever poesias e disputar jogos de tabuleiro são algumas das ações que evitam o declínio cognitivo e previnem transtornos como ansiedade e depressão.

Confira abaixo algumas atividades que podem ser essenciais para a nossa saúde mental, independentemente da faixa etária em que nos encontramos.

Evite o sedentarismo

Sabemos que a prática de atividades físicas é essencial para evitar o sedentarismo e melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular. Por isso, realizar caminhadas regulares e alongamentos é fundamental para alcançar o bem-estar e a qualidade de vida. 

Os exercícios físicos também são importantes para melhorar a oxigenação do cérebro, combatendo o estresse e a ansiedade.

Prevenção de transtornos mentais

Idosos que moram sozinhos podem ser acometidos com maior frequência por transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Por isso, é importante buscar com frequência momentos de lazer e interação social.

Algumas dicas são:

  • Ter relacionamentos saudáveis: a sensação de amor e afeto, beneficia a saúde do cérebro;
  • Praticar exercícios: a prática de exercícios estimula a interação social, além de fornecer benefícios para saúde física e cognitiva;
  • Manter relações com pessoas de diferentes idades: a troca de experiências é muito importante para jovens e idosos;
  • Procurar ajuda profissional: se ocorrer a situação de isolamento e pensamentos negativos recorrentes, vale procurar ajuda profissional.

Para prevenir doenças neurodegenerativas, participe frequentemente de atividades que mantenham o cérebro ativo. Jogos de tabuleiro, por exemplo, são uma excelente opção.

Cora Residencial Senior: a melhor opção para o seu familiar!

A Cora é um residencial para idosos que preza pela saúde mental de seus moradores. Diariamente, realizamos atividades que promovem estímulo cognitivo e interação social, prevenindo o surgimento de transtornos muito comuns.

Nossos residentes participam de atividades como: Rodas de Conversa, Aulas de Artesanato, Caminhadas, Jogos Adaptados e muito mais!

Também contamos com uma equipe assistencial 24h, que verifica regularmente a saúde dos idosos, identificando possíveis alterações de humor, raciocínio e comportamento.

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Para celebrar o Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, realizamos em nossas unidades uma deliciosa Oficina Culinária, com algumas variações dessa bebida que é presença marcante no dia a dia dos brasileiros.

Os residentes puderam provar receitas que trazem café, leite e outros ingredientes. Também foi ofertada uma nutritiva vitamina de banana e mel, que fez muito sucesso entre os moradores.

As bebidas foram enriquecidas com suplementos da marca Nestlé, que possuem proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos idosos.

No mês de março, recebemos em nossas Rodas de Conversa as nutricionistas Carolina de Senne, Joice Santana, Letícia Trigo, Luana Perucci e Thamiris Buitoni, que fazem parte das equipes multidisciplinares da Cora.

As profissionais apresentaram aos residentes o tema “Mitos e verdades sobre a alimentação” e esclareceram dúvidas sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos idosos.

A atividade contou com um divertido jogo de perguntas e respostas, onde os residentes puderam interagir por meio de placas elaboradas especialmente para a ação. 

Na semana passada, nossos residentes participaram de um animado Café Temático de Páscoa. A ação ocorreu em todas as unidades e contou com música, decoração especial e um cardápio diversificado, com frutas, pães e doces.

Receba nossos conteúdos por e-mail