A importância da gentileza

A importância da gentileza

É comemorado no dia 13/11 o Dia Mundial da Gentileza. Criado em 1996, a ideia de criar essa data foi dada em uma conferência na cidade de Tóquio, com grupos que divulgavam ideias sobre o assunto. Em 2000, isso foi oficializado, ou seja, completamos 20 anos desta data.

O que é gentileza?

Do latim “gentilis”, a palavra gentileza pode ser considerada uma forma de maior atenção, de maior cuidado ou até mesmo a qualidade de ser mais amável. O ato de fazer boas ações, mesmo que mínimas, sem esperar algo em troca, também é uma gentileza.

E, voltando ao latim, a palavra gentilis não poderia ter um significado mais atrelado à gentileza: significa “da mesma família”. Ou seja, ser gentil nada mais é do que tratar a todos como se fossem da sua própria família.

Como ela influencia na sociedade?

Muitos problemas da sociedade acontecem pela simples falta de algumas gentilezas. Discussões acontecem todos os dias no trânsito por conta do nosso egoísmo em não deixar alguém passar um pouco a frente ou não permitir que um pedestre atravesse a rua.

Um ato minimamente gentil nessas ou em outras situações, deixaria melhor o dia de todas as pessoas envolvidas, evitando até mesmo o estresse sofrido por milhões de indivíduos todos os dias.

E como ela ajuda na saúde?

  • Diminuição da ansiedade: Os médicos dizem que uma pessoa que pratica ou recebe um ato de gentileza fica com um nível alto de excitação, a deixando mais relaxada;
  • Auxílio em problemas psicológicos: Estudos no mundo todo já comprovaram que o ato de ser gentil diminui os níveis de depressão, fazendo alguns pacientes, até mesmo, abolirem o isolamento social, sintoma bastante presente em pessoas com esse quadro;
  • Problemas do coração: Pessoas gentis conseguem uma produção maior de ocitocina, hormônio responsável pelas emoções, chamado até mesmo de “hormônio do amor”. Isso impede a evolução dos níveis de cortisol que, pelo contrário, é o responsável pelo estresse, extremamente prejudicial ao sistema cardíaco.

É uma questão de prática!

Você pôde ver neste artigo que a gentileza garante uma maior felicidade, menos estresse diário, entre outros benefícios e, diferentemente de muitas coisas presentes em nossas vidas, não há malefícios em praticá-la.

Portanto, pratique! Deixe alguém sair primeiro do elevador, permita a passagem do pedestre caso esteja dirigindo, respeite os locais preferenciais, entre outros atos que só vão beneficiar a sua vida e a das outras pessoas também. Até porque, como diz o ditado, gentileza gera gentileza.

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.