Alzheimer aparece em mais de 80% dos casos de demência. Isso pode fazer com que os idosos se afastem dos relacionamentos e parem de participar de atividades que antes gostavam. Para reduzir os efeitos do comprometimento cognitivo grave, é importante manter esses relacionamentos intactos.
Para famílias com um familiar que sofre de Alzheimer, é difícil saber por onde começar para apoiar as necessidades únicas de seus entes queridos.
Compreendendo a importância das habilidades cognitivas em atividades
Habilidades cognitivas referem-se à capacidade mental de um indivíduo. Esses recursos nos ajudam a processar as informações que recebemos de nossos cinco sentidos. Sem habilidades cognitivas, não seríamos capazes de falar, pensar, ler ou aprender.
As habilidades cognitivas incluem consciência, raciocínio, percepção, intuição, conhecimento e julgamento.
Também precisamos de habilidades cognitivas para:
- Concentrar-se;
- Analisar imagens e sons percebidos por nossos sentidos;
- Extrair associações de várias informações.
Embora a perda de memória seja leve nos estágios iniciais da demência, esses sintomas pioram com o tempo. A capacidade de um indivíduo de responder às pessoas, ao ambiente ou conversar é afetada.
A participação em atividades incentiva a socialização entre idosos com Alzheimer. Além de:
- Se expressar;
- Relembrar memórias;
- Diminuir a irritabilidade e a ansiedade;
- Promover conexões emocionais;
- Fazer com que ele se sinta mais ativo.
Atividades significativas para idosos com demência
Muitas dessas atividades enfocam as habilidades cognitivas e se enquadram em duas categorias: conversação e troca de mãos.
Conversação
São atividades que geram diálogo. Uma conversa significativa é crítica para pacientes com demência. Portanto, pedir sua opinião ou conselho estimula a mente e aumenta sua autoestima.
Troca de mãos
Para melhorar as habilidades cognitivas, são feitas atividades que estimulam a troca das mãos para execução de determinada ação.
Por exemplo, pode-se mudar as atividades diárias do idoso. Pode ser algo tão simples como trocar de mãos ao escrever, discar o telefone ou escovar os dentes.
10 atividades comuns para idosos com demência
Como cada pessoa é única, as atividades podem variar, é importante também levar em conta as preferências do idoso e sua disposição para tal atividade.
Aqui estão alguns exemplos de atividades que estimulam o cognitivo e podem ser incorporadas na rotina do idoso:
- Tricô, desenho, álbum de recortes, fotografia e pintura;
- Tocar música e/ou cantar canções;
- Tarefas domésticas, como organizar os armários;
- Cozinhar receitas simples;
- Cuidar de um jardim;
- Assistir a vídeos de família e/ou fotos de família;
- Redescobrir os livros que uma pessoa gostava anteriormente e/ou ler jornal;
- Jogos de cartas, dominó e Sudoku;
- Xadrez, damas e bingo,
- Palavras cruzadas, pesquisas de palavras e quebra-cabeças.
Residencial para idosos com mais de 100 atividades mensais!
Muitos residenciais para idosos já entendem a importância para a saúde dos idosos de atividades para estímulo cognitivo, principalmente para idosos com Alzheimer.
A Cora Residencial Senior é um residencial para idosos que atua diretamente com uma programação específica que conta com mais de 100 atividades no mês.
Temos uma equipe especializada para programar atividades que estimulam o cognitivo e são eficientes na prevenção ou retardamento do avanço do Alzheimer e outras doenças.
Fale conosco e conheça mais!