Muitos idosos e seus familiares se perguntam como saber se assumir o volante ainda é seguro. Essa é uma pergunta muito difícil de responder, pois o processo de envelhecimento é diferente para cada pessoa e é impossível uma lei, por exemplo, que consiga determinar quando a idade significa incapacidade para dirigir.
Outro fato, é que dirigir traz uma sensação de independência. Muitos idosos têm o medo de que, se sua capacidade de dirigir for retirada, isso esteja diretamente relacionado à sua própria autonomia.
O fato é que com o envelhecimento, algumas das habilidades necessárias para uma direção segura – visão, reflexos, flexibilidade e audição – comecem a ser afetadas. Por isso, a discussão sobre assunto precisa acontecer, mas a abordagem precisa ser focada em segurança e inclusão.
O que fazer?
Existem também várias dicas que você e seu familiar idoso podem seguir como medidas para assegurar a segurança ao volante. Confira algumas:
- Exames de vista anuais;
- Revisão de medicação regularmente, pois alguns medicamentos restringem a direção;
- Cursos de atualização de segurança do motorista;
- Estudo de opções de transporte público e privado;
- Planejamento das rotas de carro antes de sair.
Além de conversar sobre o assunto, é especialmente importante monitorar de perto a situação do idoso para reconhecer quando suas habilidades de direção podem estar se modificando.
Vejamos alguns sinais a serem observados:
- Tempos de reação mais lentos;
- Maior cautela para manobras que antes eram feitas sem problemas;
- Distração ao dirigir;
- Mudanças nas capacidades físicas – especificamente visão, audição e amplitude de movimento.
No geral, existem algumas diretrizes excelentes a serem seguidas para mitigar a sensação de medo e isolamento quando finalmente chegar a hora em que não for mais seguro para o idoso dirigir.
- Reitere que você é um aliado, sempre disponível para eles;
- Crie e consulte um plano independente que vocês criem juntos – este plano descreve o seu acordo mútuo sobre como eles podem permanecer independentes de várias maneiras além de dirigir;
- Projetar atividades alternativas de “permanecer independente” para eles. Planos de transporte semanais podem ajudar;
- Inclua planos regulares para chegar a lugares que oferecem atividades divertidas. Centro para idosos, visita com amigos, etc.
Não importa a idade, ninguém gosta de se sentir controlado ou inibido de forma alguma. Aborde a conversa desde cedo, com amor e paciência. Desenvolva seu relacionamento e a sensação de segurança deles. A segurança dos idosos e da direção é de extrema importância e, no final, é uma situação que é benéfica para todos.
Residencial para Idosos com segurança e Socialização
A Cora Residencial Senior é um residencial para idosos que tem como uma de suas premissas a segurança do residente.
Com uma equipe multiprofissional, estamos sempre acompanhando de perto a saúde dos idosos. Sempre incentivando sua autonomia e bem-estar.
Fale conosco e saiba mais sobre todas as vantagens que a Cora Residencial Senior pode oferecer!