A obesidade pode ser um fator de risco?
Durante o processo de envelhecimento, muitos idosos podem notar mudanças em sua capacidade de locomoção. Isso ocorre por conta de alterações de força e massa muscular, que podem deixar a mobilidade mais lenta e limitada.
Alguns hábitos, como o sedentarismo, também podem colaborar para que isso ocorra de forma mais acentuada, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida. Por isso, é importante iniciar a prática de exercícios físicos ainda na juventude, diminuindo o impacto das mudanças que ocorrem ao longo do tempo.
É importante ressaltar que os problemas de mobilidade podem ganhar força com a presença de outros fatores, como a obesidade, por exemplo.
O excesso de peso pode ocorrer em qualquer fase da vida, causando alguns impactos consideráveis no cotidiano. Em idosos, pode colaborar para o agravamento de doenças crônicas e problemas de locomoção.
A gordura acumulada na região do abdômen, por exemplo, causa uma inflamação que consome a massa muscular, diminuindo a mobilidade do idoso.
Por conta dessa condição, muitos idosos possuem dificuldades para se locomover. Não é incomum que muitos tenham dificuldades para atravessar ruas, andar em casa, sentar e levantar de uma cadeira, entre outras situações. Com a mobilidade reduzida, os riscos de quedas e fraturas também aumentam.
Diante disso, é necessário que o cuidado com a saúde seja redobrado. Pessoas com esse quadro necessitam mudar alguns hábitos alimentares e realizar exercícios físicos regularmente. As alterações, no entanto, devem ocorrer com a orientação de profissionais de saúde.
Também é importante que os idosos em geral vivam em ambientes adaptados, com barras de apoio e corrimãos, por exemplo. Dessa forma, é possível evitar os perigosos acidentes domésticos que, por vezes, são provocados por problemas de mobilidade.
Riscos à saúde do idoso
Além de colaborar para uma maior dificuldade de locomoção, a obesidade também pode representar alguns riscos à saúde do idoso e acelerar o avanço de doenças como diabetes, hipertensão arterial, insuficiência renal, artrose, entre outras.
Cora Residencial Senior
A Cora Residencial Senior é pioneira e trouxe ao mercado brasileiro, no ano de 2015, o conceito de Residencial para Idosos, com o objetivo de promover o melhor em cuidados para maiores de 60 anos.
Em suas cinco unidades na cidade de São Paulo, a Cora conta com ambientes amplos e adaptados para proporcionar conforto e segurança.
Nossos residentes contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, médicos geriatras, cuidadores, farmacêuticos e nutricionistas. Esses profissionais acompanham o quadro clínico do idoso e identificam quaisquer alterações.
Em nossas unidades, garantimos que o idoso irá receber uma alimentação balanceada, que respeite suas necessidades e preferências. Nosso cardápio é totalmente elaborado por nutricionistas.
Diariamente, acontecem em nossos espaços atividades de estímulo físico e cognitivo, com educadores especializados, que auxiliam na prevenção de quedas e mantêm o idoso ativo.
Se interessou? Entre em contato com nossas assessoras e ofereça o melhor em bem-estar e qualidade de vida ao seu familiar idoso.