A profissão de nutricionista existe no Brasil desde outubro de 1939, quando foi oficializada pelo médico e político Ademar Pereira de Barros. }
Seu reconhecimento como curso superior e ocupação, no entanto, só foi acontecer anos mais tarde, em 1962, por um dos órgãos do Ministério da Educação.
Desde então, a profissão tem ganhado, gradativamente, notoriedade na sociedade. Afinal, está cada vez mais claro que manter a boa forma e a saúde em dia são essenciais para a longevidade.
Independente da idade em que a pessoa se encontra, é sempre necessário contar com o apoio de um nutricionista, que ajuda na organização da dieta e na promoção da educação alimentar.
No caso dos idosos, inclusive, o profissional de nutrição tem uma importância ainda maior.
Saiba mais!
Entenda porque o nutricionista é indispensável para o idoso
Após os 60 anos, o corpo passa por uma série de mudanças. O metabolismo desacelera, a resistência física diminui e a qualidade da visão e da audição é reduzida.
Outro fator que merece atenção nessa faixa etária é a alimentação. No caso dos idosos, ela pode colaborar na prevenção de doenças das mais variadas origens, além de promover o bem-estar e a qualidade de vida.
Por isso, é importante contar com o apoio de profissionais de nutrição, que podem identificar algumas desarmonizações alimentares, responsáveis por ocasionar:
- Deficiência de nutrientes específicos, como ômega-3 e fibras;
- Aumento de peso;
- Perda de massa muscular;
- Intolerância ao glúten, que é resultado da combinação de duas proteínas, a gliadina e a glutenina;
- Surgimento de quadros de pressão alta e diabetes.
Para que o tratamento com o nutricionista tenha êxito, existem alguns fatores relacionados à rotina vivida pelo idoso que devem ser avaliados, como por exemplo:
- Sedentarismo;
- Uso frequente de medicamentos;
- Fatores sociais, culturais, familiares e pessoais que possam interferir na boa alimentação.
Pontos que merecem atenção
A alimentação do idoso precisa ser bem elaborada e contar com todos os nutrientes recomendados para pessoas nessa faixa etária.
Por isso, é importante observar se a alimentação é rica em fibras e proteínas, além de verificar se o idoso, de fato, está se hidratando ao longo do dia.
Cora Residencial Senior
A Cora é um residencial para idosos que busca oferecer o melhor aos seus moradores, garantindo bem-estar e qualidade de vida.
Contamos com uma equipe qualificada de nutricionistas que elabora um cardápio personalizado, que atende as necessidades e preferências de cada residente. Em nossas unidades, acontecem diariamente seis refeições, sempre ricas em fibras e proteínas. Também promovemos ações especiais de hidratação, com águas saborizadas, sucos naturais e muito mais!
Fale conosco e proporcione o melhor para o seu familiar idoso!