Minutos que são capazes de provocar gargalhadas, choros de alegria e tristeza e até mesmo reflexões: estes são alguns dos sentimentos provocados por um filme, seja no cinema, ou no conforto do lar.
Além disso, para a nossa surpresa, um estudo já apontou que um dos efeitos dos filmes também pode ser comparado à prática de exercícios leves.
E, se os benefícios para qualquer pessoa já são muito evidentes, quando falamos de pessoas idosas, a 7ª arte também é muito significativa.
Por que o cinema importa tanto?
Já reparou que, ao falarmos sobre qualidade de vida e até mesmo sobre envelhecimento ativo, a associação é direta à atividade física, alimentação saudável e atividade cognitiva?
Pois saiba que, as atividades culturais também ocupam uma função muito relevante neste processo, estando entre elas o cinema.
A partir disso, podemos tornar os filmes, para além de provocadores de emoções e reflexões, uma forma de unir e promover interações.
Por isso, nada melhor do que uma lista com títulos cuidadosamente selecionados para colocar algumas discussões em pauta, não é mesmo?
Amor (2013)
Premiado com uma Palma de Ouro e um Oscar de melhor filme estrangeiro, nosso primeiro filme da lista faz jus ao título curto e arrebatador.
Em cena, Georges e Anne, um casal de professores de música aposentados, com a paixão resistindo ao tempo, assim como o apreço pela cultura erudita, têm suas vidas transformadas de forma severa diante de um derrame.
Um Senhor Estagiário (2015)
Um drama leve e divertido que aborda um tema tão comum na trajetória das pessoas idosas: o vazio que muitas vezes se estabelece com a chegada da aposentadoria.
O conflito entre gerações está entre os principais pontos abordados pela narrativa, além da possibilidade de aprendermos uns com os outros quando nos livramos de preconceitos.
Late Bloomers – O Amor Não Tem Fim (2011)
Adam e Mary é um casal recém-chegado à casa dos 60 anos, mas ao perceberem o envelhecimento, passam a lidar de maneiras diferentes.
Antes com uma carreira bem-sucedida, Adam se vê profissional e financeiramente em declínio, enquanto Mary passa a ter problemas de memória. Lentamente, um afastamento se inicia.
Uma História Real (1999)
Ao saber que seu irmão, com quem não fala há anos, está doente, um senhor rompe grandes barreiras para um reencontro e fazer as pazes.
Em cima de um cortador de grama, 500 km são percorridos em uma viagem emocionante e, como o título sugere, o filme é baseado numa história real!
Viva: A Vida é uma Festa (2017)
Por que não uma boa animação para completar nossa lista? A grandiosa produção da Disney conta a história de Miguel, um menino de 12 anos que quer muito ser músico, mas precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho.
Assim ele desencadeia uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos, que resgata sua ancestralidade e provoca uma linda reunião familiar.
Como abordamos anteriormente, o cinema, além de ser uma forma de entretenimento, também é uma ferramenta terapêutica poderosa para estimular a memória, a imaginação e a socialização.
É por isso que aqui no Cora Residencial Senior, o cinema se torna um aliado precioso em nossa programação! Ao assistir a filmes juntos, nossos residentes podem compartilhar suas experiências, criar novas memórias e fortalecer os laços de amizade.
Mas para muito além disso, o Cora Residencial Senior possui estrutura planejada e adaptada para a rotina do idoso, garantindo conforto e segurança.
Unido a isto, uma equipe multidisciplinar de cuidados está sempre à disposição do idoso, promovendo socialização, cuidados e reabilitação física.
Que tal nos fazer uma visita? Entre em contato com o Cora e agende um tour guiado por nossas instalações. Esperamos por você!