Cora Residencial
Dicas ao visitar um ente querido com problemas de memória - Parte 2

5 Dicas ao visitar um ente querido com problemas de memória – Parte 2

Em casa ou em uma ILPI (Instituição de Longa Permanência de Idosos), para o idoso é importante estar em contato com os familiares e amigos, ainda que problemas de memória possam existir.

Porém, como foi dito na primeira parte deste artigo, disponível em nosso blog, pode haver um incômodo por parte do seu familiar idoso ou pode ser que ele tenha reações inesperadas nas visitas.

E isso ocorre com frequência em idosos com problemas de memória, condição que pode atingir os idosos durante o processo de envelhecimento ou em decorrência de alguma doença neurodegenerativa.

Sendo assim, confira agora a segunda parte das dicas ao visitar um ente querido com problemas de memória.

Antes, é importante dizer que a Cora Residencial Senior, visando evitar as alternativas de contágio pelo Covid-19, limitou seus horários de visita, além, claro, de seguir todas as recomendações dadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

1. Ainda que a doença progrida, não pare de visitá-lo

Geralmente, os problemas de memória, independentemente do motivo, têm tendência a progredir com o passar do tempo. Ainda assim, as visitas devem continuar! O idoso pode não reconhecer fisicamente a sua aparência, mas lembra das emoções que você o fez sentir, algo que auxilia bastante para a própria saúde mental dele.

2. Escolha bem os horários de visita

Principalmente quando já há alguém que cuide do idoso em sua casa, uma rotina é definida para ele. Por isso, é essencial que se analise esta rotina, para que sua visita não tenha a chance de atrapalhar qualquer atividade, já que, com idosos que possuem problemas de memória, atividades regradas são extremamente importantes, principalmente para desacelerar a progressão, citada no tópico anterior. Além disso, segundo os médicos, as visitas matinais, quando a mente está descansada, são melhores que as noturnas, quando ela está cansada.

3. Esteja familiarizado com as “regras”

Seja em um Residencial para Idosos ou em casa, sempre existem algumas regras para o idoso e quem o visita, tendo em vista o bom relacionamento e as boas práticas. Com isso, é importante que você esteja familiarizado com essas regras, pois um “desvio”, mesmo que simples, pode até mesmo confundir o seu familiar, visto que ele possui problemas de memória.

4. Se possível, vá a um local diferente

Se o seu familiar idoso se sentir à vontade e, se for o caso, a instituição permitir, programe passeios com ele. Estar em locais diferentes e, principalmente, arejados, vão com certeza auxiliar na saúde mental do idoso. (Em tempos de pandemia, até mesmo um passeio dentro do próprio carro pode ser importante).

5. Não fique mais tempo que o necessário

Como já foi citado durante boa parte deste artigo, é bastante importante visitar um idoso com problemas de memória. Porém, por conta desta complicação, a mente tende a ficar mais cansada, ainda mais quando há a necessidade de se adaptar a algum outro lugar que não seja a própria residência. Por isso, sempre controle o tempo de maneira a não passar do suficiente.

Cora Residencial Senior: o melhor em Residenciais para Idosos

A Cora é um Residencial para Idosos que proporciona 100% dos cuidados que necessita um idoso em seu processo de envelhecimento saudável.

Para isso, contamos com uma equipe multidisciplinar de cuidados, uma infraestrutura completa projetada especialmente para os idosos, áreas amplas para caminhadas e socialização, atividades de estímulo físico e cognitivo e muito mais!

Portanto, se precisa de um local que proporcione, além dos cuidados completos ao idoso, a confiabilidade e tranquilidade necessárias para você e a sua família, fale com Cora Residencial Senior!

4.5/5 - (4 votes)

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Para celebrar o Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, realizamos em nossas unidades uma deliciosa Oficina Culinária, com algumas variações dessa bebida que é presença marcante no dia a dia dos brasileiros.

Os residentes puderam provar receitas que trazem café, leite e outros ingredientes. Também foi ofertada uma nutritiva vitamina de banana e mel, que fez muito sucesso entre os moradores.

As bebidas foram enriquecidas com suplementos da marca Nestlé, que possuem proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos idosos.

No mês de março, recebemos em nossas Rodas de Conversa as nutricionistas Carolina de Senne, Joice Santana, Letícia Trigo, Luana Perucci e Thamiris Buitoni, que fazem parte das equipes multidisciplinares da Cora.

As profissionais apresentaram aos residentes o tema “Mitos e verdades sobre a alimentação” e esclareceram dúvidas sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos idosos.

A atividade contou com um divertido jogo de perguntas e respostas, onde os residentes puderam interagir por meio de placas elaboradas especialmente para a ação. 

Na semana passada, nossos residentes participaram de um animado Café Temático de Páscoa. A ação ocorreu em todas as unidades e contou com música, decoração especial e um cardápio diversificado, com frutas, pães e doces.

Receba nossos conteúdos por e-mail