5 Dicas ao visitar um ente querido com problemas de memória - Parte 1

5 Dicas ao visitar um ente querido com problemas de memória – Parte 1

Quando o seu familiar idoso mora sozinho ou está com um cuidador dentro de sua própria casa, você pode sentir necessidade de visitá-lo pessoalmente. Porém, se o idoso possui alguma condição especial, como problemas de memória, é preciso tomar alguns cuidados com o modo como você se comunica para evitar confusões e irritabilidade.

Antes, já que falamos de visitas, é importantíssimo lembrar que a Cora Residencial Senior, além de seguir todas as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), limitou o período em que as visitas acontecem, visando evitar o risco de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).

1- Identifique-se

A condição em que o idoso está pode deixá-lo confuso ou desorientado e, por isso, sempre fique na mesma altura dele e se possível com um sorriso no rosto. Ao falar, mostre quem você é e como é o seu relacionamento com ele. Provavelmente, à medida que a deficiência progredir, isso terá de ser feito mais vezes, já que o reconhecimento facial ficará mais difícil com o tempo.

2- Leve objetos já conhecidos ou que são do gosto do idoso

Objetos como livros que o idoso gostava de ler, CDs dos artistas favoritos, entre outras coisas familiares, podem ajudar a aliviar o nervosismo. Isso pode deixá-lo mais feliz com a sensação de pertencer a algo ou algum lugar. O mesmo pode ser feito com crianças ou animais de estimação que seu ente querido sempre amou.

3- Evite discussões

Independentemente da etapa da doença, jamais discuta com o idoso. Os níveis de estresse são altos em quem está nessa condição, e, se há algo que você quer evitar, é o aumento disso, certo?

Portanto, caso perceba a iminência de uma discussão, desvie o assunto. Um ato importantíssimo a ser realizado também, é o de aceitar mesmo quando o idoso estiver mentindo, pois aquela pode ser a verdade absoluta para ele e um debate não mudará esse fato.

4- Realize atividades com o idoso

Chegue ao local preparado com algumas atividades divertidas para fazer com o seu familiar e, se não for até o local, dê prioridade às que podem ser realizadas virtualmente. Exemplo: escute alguma música que ele gosta, leiam um livro juntos, entre outras atividades que, além de diminuir o estresse, auxiliam na memória do idoso.

5- Lide bem com o silêncio

É muito comum o fato de seu ente querido não querer ou não ter o que dizer, algo completamente compreensível. Quando isso ocorrer, apenas fique ao lado e “curta” o silêncio com ele.

Um residencial para idosos que preza pela interação

A Cora Senior é um residencial para idosos que valoriza as interações entre os idosos e com a família.

Para isso, caso seja necessária a comunicação através de dispositivos móveis, nossa equipe de cuidadores está sempre pronta para auxiliar.

Para saber mais sobre nossos benefícios, entre em contato!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail

Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar a sua experiência.