3 Exercícios de equilíbrio para prevenir quedas

3 Exercícios de equilíbrio para prevenir quedas

As quedas são um problema recorrente para os idosos. Seja em casa ou fora dela, o equilíbrio no envelhecimento já não é mais o mesmo, assim como a força dos ossos e músculos, logo, qualquer tipo de queda pode causar fraturas graves. Com isso, surgiram alguns exercícios para auxiliar nessas situações, melhorando o equilíbrio e até mesmo a resistência das partes afetadas. A principal vantagem deles é a possibilidade de serem feitos em qualquer lugar.

Confira agora 3 exercícios de equilíbrio para prevenir quedas!

1- Em pé com uma perna só

Utilize uma fita ou uma caneta para fazer uma linha reta no chão. Pegue uma cadeira e coloque ao lado, ela será o seu apoio.

Com a mão na cadeira, levante apenas um pé, de maneira que um só permaneça na linha. Fique assim por 10 segundos e repita o movimento com a outra perna.

Se feito frequentemente, nem o apoio da cadeira será necessário após algum tempo.

2- Levante o braço e a perna juntos

Ainda com o auxílio da cadeira, fique em pé no lado direito do assento. Coloque a mão esquerda nas costas dela e levante a perna e o braço direito.
Permaneça assim por 10 segundos e depois repita do outro lado.

3- Caminhada com equilíbrio

Voltando a utilizar a linha, coloque os dois pés, um na frente do outro e faça uma “caminhada”, até o fim da linha. Os seus pés não podem sair da demarcação até o fim dos passos.

Caso necessário, chame alguém para ajudar, já que o uso de uma cadeira fica impossibilitado nesse exercício.

E, por envolver movimento, é extremamente necessária a respiração frequente, puxando pelo nariz e soltando pela boca, deixando o fluxo de ar sempre em boas condições para os exercícios.

Um residencial para idosos que proporciona atividades físicas e fisioterapia

Com o auxílio de nossa equipe, a Cora é um residencial para idosos que permite a realização de exercícios que ajudam não só no equilíbrio, mas também na circulação e outras funções importantes do nosso corpo.

Entre os profissionais, que atendem todas as áreas da vida do idoso, temos médicos geriatras, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e cuidadores.

Sendo os fisioterapeutas, os principais responsáveis por exercícios como os mostrados acima. Esses profissionais desempenham atividades específicas para a melhora da saúde do corpo, do sistema respiratório e até o sistema imunológico do idoso.

Por isso, se precisa de um ambiente acolhedor e saudável para seu familiar idoso, entre em contato conosco!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail

Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar a sua experiência.