Cora Residencial

Cuidados no preparo da alimentação em um lar de idosos 

O preparo da alimentação em um lar de idosos pede alguns cuidados especiais, considerando que o envelhecimento leva a alterações em nosso corpo (incluindo o processo digestivo)

Com o passar do tempo, nossa taxa metabólica diminui, o tecido muscular tende a reduzir e a absorção de nutrientes pode se tornar menos eficiente. Essas mudanças têm um impacto direto na forma como nosso organismo processa os alimentos e utiliza os nutrientes. 

No entanto, não se trata apenas de reduzir calorias. Nutrientes como proteínas, cálcio, vitamina D e vitaminas do complexo B precisam ser ingeridos em quantidade suficiente, já que sustentam a saúde óssea, a massa muscular, a função cognitiva e a imunidade do organismo.  

Como podemos ver, o preparo da alimentação em um lar de idosos é um assunto muito importante. Por esse motivo, produzimos este conteúdo, que vai mostrar como ajustamos as refeições para atender às demandas únicas dessa fase da vida, promovendo vitalidade e bem-estar. 

Boa leitura! 

O envelhecimento e as mudanças na digestão e absorção dos alimentos 

À medida que avançamos em idade, nosso corpo passa por transformações notáveis, influenciando diversos aspectos de nossa saúde, inclusive nossa relação com a alimentação. O processo de envelhecimento traz consigo mudanças fisiológicas que demandam uma abordagem cuidadosa e adaptada à nossa dieta. 

Cultivar bons hábitos alimentares é fundamental para se manter saudável durante toda a vida. Além de prevenir doenças como diabetes e hipertensão, a alimentação regrada contribui para a manutenção de funções importantes do nosso organismo. 

Por isso, é tão importante considerar os devidos cuidados no preparo da alimentação em um lar de idosos.  

Afinal, se alimentar de forma correta se torna ainda mais importante à medida que o corpo envelhece e o organismo passa por diversas modificações, que influenciam na forma como os alimentos são absorvidos e processados. 

Abaixo, vamos citar algumas mudanças que ocorrem no processo digestivo conforme envelhecemos. Confira: 

Redução de enzimas 

Com o passar do tempo, o organismo pode ter maior dificuldade para digerir proteínas e gorduras, devido à redução natural da produção de enzimas digestivas. 

Diminuição da acidez estomacal 

No envelhecimento, o preparo da alimentação em um lar de idosos deve considerar a diminuição da acidez estomacal, que ocasiona a dificuldade de absorção de nutrientes como cálcio, ferro e vitamina B12. 

Mudanças na flora intestinal 

Alterações na flora intestinal também podem ocorrer com o passar dos anos, resultando em dificuldades de absorção de nutrientes pelo organismo. 

Menos produção de saliva 

Dificuldades de mastigação e deglutição também podem surgir com o avanço da idade, pois a produção de saliva tende a diminuir. 

O preparo da alimentação em um lar de idosos: vida mais saudável 

Tendo em vista todas as particularidades que envolvem a alimentação e a digestão em pessoas idosas, fica clara a necessidade de cuidados adequados.  

Seguir a orientação de um nutricionista é uma forma de contornar essas dificuldades na longevidade e promover mais saúde aos idosos

Veja abaixo alguns cuidados importantes que são observados no preparo da alimentação em um lar de idosos. 

Variedade de oferta 

Uma dieta variada, além de nutritiva, também pode ser mais estimulante e tem mais chances de atender às preferências e necessidades nutricionais dos idosos. Portanto, incluímos na alimentação carnes magras, frutas, verduras, legumes, cereais integrais e peixes. 

Redução no consumo de sal 

Na hora de preparar os alimentos, evita-se o excesso de sal, que pode ser prejudicial à saúde do idoso, ocasionando casos de hipertensão (ou agravando quadros já existentes). 

No preparo de alimentos em lar de idosos, menos açúcar 

Limitar o consumo de açúcar é fundamental para evitar ou gerenciar doenças como o diabetes, que é muito comum em idosos.

Alimentos naturais são prioritários 

Alimentos processados contêm substâncias prejudiciais à saúde, como gorduras trans, sódio e açúcares. Assim, no preparo da alimentação em um lar de idosos, há a opção por alimentos naturais. 

Frituras são evitadas 

Na hora de preparar as refeições, é recomendado cozinhar, grelhar ou assar os alimentos. É importante ressaltar que o consumo de frituras pode causar diversos prejuízos ao organismo.  

Cora Senior: um olhar especial para a alimentação dos idosos 

No Cora Senior, são preparadas todos os dias receitas saborosas, nutritivas e saudáveis para os residentes. Todo o cardápio é desenvolvido por nutricionistas, que trabalham em conjunto com outros profissionais da equipe multidisciplinar para entender quais são as necessidades clínicas e nutricionais de cada idoso. 

Dessa forma, é possível garantir variedade e qualidade no preparo da alimentação em um lar de idosos. 

Além de seis refeições diárias saudáveis e saborosas, os residentes têm assistência 24h, estrutura moderna, atividades físicas e de estímulo cognitivo, eventos temáticos e muito mais. 

Conheça melhor nossa rede de cuidados. Entre em contato com nossas assessoras e agende uma visita. 

QUERO CONHECER O CORA SENIOR 

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Receba nossos conteúdos por e-mail