Cora contra

a Covid-19​

Enquanto a batalha contra a COVID-19 seguir nos desafiando como indivíduos, profissionais e sociedade, seguiremos fortes e vigilantes na implantação e manutenção dos protocolos necessários para proteger nossos residentes e colaboradores. Desde o início da pandemia, a Cora tem trabalhado integralmente para este propósito.

Confira abaixo todas
as nossas iniciativas:

Implantação de protocolos

Rígido controle na recepção das nossas cinco unidades, onde adotamos:

Higienização das mãos antes, durante e depois da entrada na Cora

Restrições na entrada de pessoas com sintomas respiratórios

Aferição de temperatura
corporal

Suspensão de visitas, com transição de entrada e saída apenas para colaboradores e fornecedores essenciais

Uma vez dentro das unidades,
colaboradores e fornecedores
são obrigados a cumprir os
seguintes protocolos:

Limpeza
de sapatos

Uso de máscaras
cirúrgicas

Cuidados específicos
com o uniforme

Espaços para
observação

nível 1

Dedicado aos residentes que apresentam sintomas leves ou síndrome gripal, contando com o acompanhamento mais frequentes de sinais vitais, por 14 dias.

nível 2

Para casos de alteração de sinais, com uma equipe exclusiva, selecionada e treinada especificamente para este tipo de situação, acompanhando rigorosamente todos os sintomas respiratórios e os sinais vitais do residente e evitando a possibilidade de contato com os demais idosos e funcionários da Cora.

Comunicação ativa

Divulgação de campanhas de comunicação focadas na conscientização sobre a importância dos protocolos de prevenção que implementamos, tanto para colaboradores quanto para residentes e familiares.

Prática da escuta ativa

Realização de rondas, checklists e feedbacks diários que contemplam o acompanhamento da prática diária de protocolos, checagem do estoque de suprimentos e rígido monitoramento da presença das equipes nas unidades.

Treinamentos para
as equipes da Cora

Treinamentos ganharam ainda mais importância em nossos processos operacionais. Nossas equipes passam por sessões de educação e aplicação de protocolos, com reciclagens periódicas.

Utilização de adornos e
preocupação com a higiene
Trocas contínuas
de roupa
Uso de EPIs (equipamentos
de proteção individuais)
Atitudes que podem ou não ser tomadas,
como não abraças e beijar residentes.

Testagem em residentes
e colaboradores

Buscando testar potenciais casos de Covid-19, passamos a realizar testes rápidos para diagnóstico dos residentes e colaboradores. Esses testes identificam a resposta do organismo à infecção pela Covid-19, ou seja, o anticorpo. Também utilizamos o RT-PCR, considerado o “teste de referência” que confirma a Covid-19.

Bem-estar dos residentes

Serviços de vídeo-chamadas para que nossos residentes possam se conectar com seus familiares foram implementados em nossas unidades.

Apoio psicológico com atendimento online de psicoterapeutas especializados no público com mais de 60 anos.

Adaptação da nossa estrutura de atividades de socialização, que passaram a ser individualizadas. Utilizamos música, atividades online e conversas individuais.

Cuidar da saúde mental dos nossos residentes também é uma preocupação da Cora neste momento de pandemia.

Seguimos firmes na luta contra o Coronavírus, cientes dos riscos e das ameaças que esta pandemia nos impõe. A saúde e bem-estar de nossos residentes e colaboradores é, e seguirá sendo, a nossa prioridade.

A Cora segue, rigorosamente, todas as recomendações para prevenção e controle de infecções por coronavírus da OMS (Organização Mundial de Saúde), da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia para as ILPIs, além das orientações para ILPIs da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).