Os primeiros sinais do envelhecimento surgem de maneira sutil, juntamente com as mudanças que ocorrem no corpo e na mente. Com o passar do tempo, algumas tarefas, que antes eram consideradas simples, passam a ser um verdadeiro desafio, por conta das novas limitações do organismo.
A boa notícia é que essas dificuldades conseguem ser combatidas com uma alimentação que leva em consideração as necessidades do idoso e, principalmente, que consegue suprir a carência de determinados nutrientes.
O que não pode faltar na alimentação do idoso?
Para explicar como a alimentação contribui para a longevidade e a qualidade de vida, é preciso entender que existem nutrientes essenciais para a saúde de todas as pessoas, que se tornam ainda mais importantes após os 60 anos. Conheça alguns deles:
Cálcio
A osteoporose é uma das principais doenças que podem surgir durante o processo de envelhecimento. A disfunção ocorre pela perda de massa óssea, gerando dificuldades de locomoção e até mesmo fraturas, que podem ocorrer com simples movimentos.
Para prevenir esse diagnóstico, o consumo de alimentos ricos em cálcio é indispensável, já que esse mineral é um dos principais responsáveis por manter os ossos fortes.
Ferro
Anemia, palidez e enfraquecimento de unhas e cabelos são só alguns dos sintomas que são causados pela deficiência de ferro no corpo.
Em níveis adequados, o ferro é o responsável por fornecer energia ao corpo e contribuir para a redução do risco de algumas doenças.
Ômega 3
Muito se fala sobre a importância do ômega 3 para idosos. Afinal, o nutriente possui inúmeros feitos, que contribuem para a saúde como um todo.
O seu consumo traz benefícios para o sistema cardiovascular e auxilia no combate à doenças como Alzheimer. O nutriente também atua com ação anti-inflamatória no organismo.
Como é a alimentação na Cora Residencial?
Diferentemente de uma Casa de Repouso convencional, a Cora Residencial conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar de cuidados, formada por médicos geriatras, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, entre outros profissionais.
Nossos nutricionistas estão sempre focados em oferecer o melhor. Por isso, as seis refeições diárias servidas nas unidades Cora são balanceadas e levam em consideração as necessidades de cada idoso.
Para que você entenda melhor como esse processo ocorre, conheça a Milena, uma das nutricionistas responsáveis pela saúde alimentar de nossos residentes.
Alimentação saudável é com a Cora Residencial!
A frase “você é o que você come” nunca fez tanto sentido. Como você pôde ver, a alimentação possui um papel fundamental em nossa qualidade de vida, principalmente após os 60 anos.
A Cora Residencial surgiu com o objetivo de proporcionar o melhor aos idosos. Aqui, entendemos a importância de oferecer refeições balanceadas, que respeitem as preferências e necessidades de cada morador.
Entre em contato conosco e conheça uma de nossas unidades!