O verão está chegando: saiba os cuidados que idosos devem ter com a exposição solar

O verão está chegando: saiba os cuidados que idosos devem ter com a exposição solar

O verão é uma das épocas mais gostosas do ano. Roupas leves, bebidas geladas, frutas frescas e um bom banho de sol.

Mas acompanhado de tudo isso, o verão traz alguns perigos que precisam ser observados, ainda mais quando falamos de um público idoso.

Confira os perigos e cuidados que devem ser tomados para aproveitar a estação sem medo.

Quais os riscos do verão para os idosos?

Da mesma forma que sabemos a importância da exposição solar para os idosos, para reposição de vitamina D, por exemplo, quando a exposição não é feita da forma segura pode ser prejudicial à saúde. Podendo acarretar problemas, como:

– Câncer de pele

Um dos maiores perigos da exposição solar para qualquer idade, é o câncer de pele. Porém, como a doença está ligada à quantidade de sol tomada durante a vida toda, a idade avançada torna-se um fator de risco. 

– Queimaduras

A pele tem um papel importantíssimo na defesa do corpo. Ela é a responsável por regular a temperatura corporal, impedindo a perda de líquidos e protegendo o corpo dos raios ultravioletas. Com o passar dos anos, ocorre uma diminuição da água intracelular, deixando a pele do idoso mais sensível e propensa a queimaduras e até insolação.

– Desidratação

Os idosos sentem menos sede que os mais jovens, porém perdem água da mesma maneira. Esse fator pode causar desidratação, o que acaba sendo mais comum nesta época do ano.

Quais precauções podem ser adotadas?

Mas isso não quer dizer que idosos não devam aproveitar o sol do verão. Veja alguns cuidados que devem ser tomados: 

– Horário de sol

Tomar sol até as 9h ou após às 17h é o horário ideal. E nada de ficar horas exposto, um período de 15 a 20 minutos é tempo suficiente para a reposição de vitamina D.

– Protetor solar

Independente do tempo lá fora, filtro solar é obrigatório! Protetores com fator de proteção de, no mínimo, 30 devem ser aplicados diariamente, e reaplicados de 2 em 2 horas.

– Locais apropriados

É importante evitar lugares abafados e com altas temperaturas. Os passeios e caminhadas devem sempre ser feitos com roupas claras, com bonés, óculos escuros e sombrinhas.

– Hidratação

A quantidade ideal de ingestão de água e líquidos para um idoso é de 1,5 a 2 litros por dia, no mínimo. Não espere sentir sede para se hidratar.

Ingestão de água e líquidos são essenciais na hidratação do corpo, mas também é importante proporcionar uma hidratação corporal com óleos vegetais e hidratantes antes e após a exposição solar.

Um residencial para idosos pode oferecer um cuidado minucioso. 

Sendo a melhor opção em residencial para idosos, na Cora os residentes contam com a assistência completa da nossa equipe multidisciplinar. Os cuidadores constantemente incentivam os idosos a se hidratarem e a aproveitarem os banhos de sol nas áreas verdes do residencial de forma segura e saudável.

Para conhecer mais sobre a Cora Residencial Senior e todos os seus benefícios, entre em contato conosco!

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email