Fazer exercício físico é importante em qualquer fase da vida. Mas é verdade que essas atividades se tornam ainda mais necessárias quando envelhecemos.
Isso porque os músculos se mostram mais cansados e a imunidade do corpo tende a baixar. No entanto, realizando exercícios físicos regularmente o organismo fica mais forte e consegue se proteger contra doenças e outras enfermidades.
Por isso, saber quais são as atividades mais aconselhadas para os idosos é o primeiro passo para iniciar uma rotina de vida mais saudável.
Exercícios para idosos
Praticando exercícios de baixo impacto, os idosos podem aliviar dores decorrentes da artrite, evitar o aparecimento de lesões e combater doenças crônicas como a hipertensão. Afinal, a prática de atividade física promove a perda de peso e a consequente diminuição de gordura no corpo.
O leque de opções é vasto. Por isso, se atente às sugestões que serão dadas a seguir:
Caminhada
Além de promover o convívio social, as caminhadas possibilitam uma melhoria no ritmo cardíaco e o fortalecimento dos músculos e das articulações.
Mantendo as costas e os ombros retos, é importante que o idoso comece a fazer caminhadas em trajetórias curtas.
O intuito é que o tempo do exercício se estenda de 30 a 60 minutos, no máximo. O recomendado é que o idoso faça caminhadas com esse tempo em uma média de três vezes por semana.
Natação
Essa atividade ajuda o idoso a se alongar e fortalecer tanto os músculos quanto as articulações do corpo.
Além disso, a natação ajuda a aliviar eventuais dores causadas pela artrite.
Musculação
Essa atividade precisa de acompanhamento para não causar lesões.
Quando bem executada, a musculação pode fortalecer e aumentar a resistência dos músculos. Além disso, ajuda a melhorar a postura e aumenta a densidade óssea. Assim, os ossos ficam mais fortes e mais resistentes.
Pedalar
Andar de bicicleta é uma atividade bastante recomendada para o público sênior porque, assim como a natação, aumenta a potência respiratória.
Mas não só isso. O exercício permite ao idoso o fortalecimento das pernas, do abdômen e de articulações do joelho, tornozelo e quadril.
Hidroginástica
Nessa atividade todos os músculos e partes do corpo são trabalhados. E, diferentemente da natação, aqui a água tem a função de favorecer o relaxamento das articulações. Assim, eventuais dores são aliviadas.
Além disso, a hidroginástica promove uma melhoria na saúde dos pulmões e no ritmo cardíaco.
Pilates
Ele ajuda a melhorar a circulação do sangue e expande tanto a força quanto a flexibilidade dos músculos.
O pilates ainda consegue promover uma melhora na postura e uma significativa diminuição nos níveis de estresse.
E em tempos de pandemia, quais exercícios podem ser feitos em casa?
Durante a pandemia, em que o isolamento social é a principal ação para evitar a disseminação da Covid-19, o idoso ficou sem a possibilidade de se exercitar fora de casa.
Mas existem exercícios que podem ser feitos em casa e sem acompanhamento de um supervisor. São eles:
Panturrilha
Ficar nas pontas dos pés é uma atividade que fortalece toda a região da panturrilha e pode ser feita em pé ou se apoiando em paredes e móveis para garantir o equilíbrio.
Quadríceps
Com uma cadeira, o simples ato de sentar e levantar fortalece o quadríceps. Mas não só essa parte do corpo. O exercício também trabalha a parte interior da coxa.
Mão
É recomendado que seja feito com uma bola de tênis ou de meia. O ato de apertá-la fortalece os músculos das mãos e as articulações dos dedos.
Mesmo em casa o idoso pode se exercitar com a certeza de estar fazendo bem à saúde.
Um Residencial para Idosos que proporciona exercícios físicos e mentais
Um Residencial para Idosos como a Cora Residencial Senior garante que a saúde mental e física do seu familiar idoso será mantida.
Para isso, proporcionamos uma grande diversidade de exercícios físicos, também utilizados para a recreação e interação entre os residentes. Também realizamos atividades de estímulo cognitivo, que previnem e ajudam na regressão de diversas doenças neurodegenerativas.
Temos diversos outros benefícios, pensados especialmente para o público sênior.
Fale com a Cora!