Cora Residencial

Casa de Repouso para Idosos com Alzheimer

Se você precisa de ajuda para encontrar uma Casa de Repouso para Idosos com Alzheimer confira este artigo!

Quando um familiar idoso necessita de cuidados especializados e a família, devido a rotina agitada, não pode provê-lo, a melhor forma de prestar assistência é procurar por uma casa de repouso para idosos. 

Mas, quando o idoso é portador de alguma doença neurodegenerativa, é importante procurar por um local que tenha estrutura e profissionais experientes para lidar com cada fase.

Encontrar uma casa de repouso para idosos com Alzheimer nem sempre é fácil. Existem muitos aspectos a serem levados em conta que te mostraremos ao decorrer do texto.

O que é Alzheimer e quais cuidados ele exige?

Doença de Alzheimer ou DA, é um transtorno que deteriora o sentido cognitivo e da memória, comprometendo aos poucos as atividades de vida diária gerando alterações comportamentais.

Em uma linguagem mais fácil, é uma doença que faz com que o idoso esqueça como executar tarefas simples de sua rotina e acesse mais facilmente memórias antigas, fazendo-o confundir passado e presente. 

As causas do Alzheimer são desconhecidas, porém são mais comuns os casos que já possuem um histórico familiar.

O Alzheimer possui 4 estágios, sendo eles:

– Estágio inicial: quando começam a aparecer alterações de memória, de personalidade e de habilidades visuais e espaciais.

– Estágio moderado: neste estágio há dificuldades para falar, realizar tarefas diárias e de coordenação.

– Estágio agravado: o idoso demonstra resistência na execução de tarefas simples, pode ter incontinência urinária e fecal, dificuldades para se alimentar e deficiência motora progressiva.

– Estágio gravíssimo: neste estágio, normalmente, o idoso fica restrito ao leito, não consegue mais falar, sente dor ao engolir e apresenta infecções intercorrentes.

Esta é uma doença sem cura, porém com medicações específicas é possível amenizar os sintomas e debilidades. O ideal é se utilizar de medidas preventivas à doença. 

Como é a casa de repouso convencional para idosos com Alzheimer?

Entendendo um pouco mais sobre a doença, abordaremos agora os cuidados oferecidos em uma casa de repouso.

A maioria das casas de repouso convencionais, não possuem estrutura 100% adaptada ao idoso, o que pode ser um agravante para o idoso com Alzheimer, visto que a doença deteriora a noção de espaço e equilíbrio. Muitos idosos sofrem quedas graves por esses sintomas e um local sem a segurança necessária pode ocasionar esse tipo de acidente.

Nessas instituições nem sempre existem profissionais da equipe médica especializados em idosos portadores de doenças, como o Alzheimer.

O que a Cora Residencial Senior oferece para idosos portadores de Alzheimer?

Com estrutura e profissionais especializados em cuidados, a Cora é diferente de uma casa de repouso para idosos com Alzheimer convencional. Confira os benefícios:

– Medicamentos sempre na hora certa

A Cora Residencial Senior conta com uma equipe de enfermeiros que administram os remédios na hora certa, além de uma equipe de farmácia responsável pela separação e entrega do medicamento à equipe de enfermagem, evitando qualquer confusão de remédios. 

– Acompanhamento 24 horas

Além do tratamento medicamentoso, pacientes com Alzheimer precisam de cuidados específicos, para isso a Cora Residencial Senior dispõe de uma equipe que acompanha o residente 24 horas por dia. Essa equipe é composta por cuidadores que auxiliam o idoso na execução de tarefas que eles não consigam fazer. 

 – Atividades de Estímulo Cognitivo

A prevenção do Alzheimer é o melhor cuidado! Na Cora temos uma programação com profissionais específicos que desenvolvem atividades de estímulo cognitivo que ajudam a prevenir ou retardar o avanço da doença.

– Fisioterapia

Todas as unidades Cora possuem fisioterapeutas e salas projetadas para esses exercícios. Essa terapia cuida e estimula movimentos específicos para que o corpo continue sendo estimulado.

– Atividades Externas

O Alzheimer pode tornar o idoso introspectivo podendo levá-lo até a depressão. As atividades ao ar livre e o incentivo à socialização proporcionam maior qualidade de vida aos idosos.

Esses são somente alguns benefícios da Cora Residencial em relação à casa de repouso para idosos. Entre em contato conosco para conferir de perto todas as vantagens!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Para celebrar o Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, realizamos em nossas unidades uma deliciosa Oficina Culinária, com algumas variações dessa bebida que é presença marcante no dia a dia dos brasileiros.

Os residentes puderam provar receitas que trazem café, leite e outros ingredientes. Também foi ofertada uma nutritiva vitamina de banana e mel, que fez muito sucesso entre os moradores.

As bebidas foram enriquecidas com suplementos da marca Nestlé, que possuem proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos idosos.

No mês de março, recebemos em nossas Rodas de Conversa as nutricionistas Carolina de Senne, Joice Santana, Letícia Trigo, Luana Perucci e Thamiris Buitoni, que fazem parte das equipes multidisciplinares da Cora.

As profissionais apresentaram aos residentes o tema “Mitos e verdades sobre a alimentação” e esclareceram dúvidas sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos idosos.

A atividade contou com um divertido jogo de perguntas e respostas, onde os residentes puderam interagir por meio de placas elaboradas especialmente para a ação. 

Na semana passada, nossos residentes participaram de um animado Café Temático de Páscoa. A ação ocorreu em todas as unidades e contou com música, decoração especial e um cardápio diversificado, com frutas, pães e doces.

Receba nossos conteúdos por e-mail