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Por que os idosos perdem peso?

Perder quilos desnecessários geralmente é uma coisa boa, especialmente para idosos com excesso de peso. No entanto, os idosos correm um alto risco de perda involuntária de peso.

Enquanto 13% da população em geral experimenta perda de peso não intencional, quase 27% dos idosos com mais de 65 anos perdem peso involuntariamente. A perda de peso não intencional pode ser um sinal de um problema de saúde subjacente mais sério e, se não for administrada de maneira adequada, pode ter um impacto negativo na saúde geral e no bem-estar.

Saiba mais sobre as causas potenciais da perda de peso não intencional e dicas para melhorar o quadro nutricional do idoso.

5 causas comuns de perda de peso em idosos

Existem vários motivos pelos quais a perda de peso pode ocorrer em idosos, incluindo o processo natural de envelhecimento.

Junto com o envelhecimento, surgem outras condições que podem tornar mais difícil manter um peso saudável.

  1. Solidão e isolamento social
    Sentimentos de solidão e isolamento social podem levar à diminuição do apetite ou da vontade de cozinhar e preparar alimentos, levando à perda de peso. O isolamento social também pode levar à depressão, também associada à perda de peso.
  2. Medicação
    Os efeitos colaterais de certos medicamentos são uma importante fonte de perda de peso para os idosos. Na verdade, tomar vários medicamentos demonstrou interferir no paladar, alteração do paladar ou do cheiro, boca seca, náuseas e vômitos.
  3. Doença física crônica
    O câncer é a principal causa de perda de peso não intencional em idosos, sendo responsável por 24% – 38% de todos os casos. Além disso, a demência pode alterar os sentidos do paladar e do olfato, diminuindo o apetite. Outras doenças crônicas como a doença de Parkinson, problemas de tireoide, diabetes não controlada, problemas gastrointestinais e doenças cardíacas também podem levar à perda de peso.
  4. Doença mental
    A perda de peso é um sintoma chave da depressão e da doença mental. Frequentemente presente em pessoas com transtornos bipolares, de personalidade e de ansiedade, a perda de peso é um sintoma de doença mental.
  5. Diminuição da capacidade de realizar atividades de vida diária (AVDS)
    A capacidade de realizar AVDs pode diminuir com a idade. Quando os idosos param de dirigir, as idas ao supermercado exigem mais planejamento e esforço. Pode ser mais complicado preparar uma refeição saudável e manter os alimentos saudáveis ​​estocados na despensa. Como as habilidades da vida diária se tornam cada vez mais difíceis, fazer compras e manter uma ingestão calórica saudável pode se tornar difícil de administrar.

Dicas para manter um peso saudável

Embora a perda de peso não intencional seja comum entre os adultos mais velhos, há etapas a serem seguidas para prevenir a perda de peso e manter um peso saudável durante o envelhecimento.

  • Desenvolva e mantenha uma rotina regular de exercícios;
  • Escolher alimentos ricos em proteínas;
  • Comer alimentos ricos em fibras (ou seja, pão integral, feijão, vegetais, frutas);
  • Beber água, sucos e chás;
  • Socializar;
  • Priorizar hábitos de sono saudáveis;
  • Limitar os açúcares e outras “calorias vazias”.

Residencial para idosos que cuida do idoso em todas as áreas

Um residencial para idosos pode ser a melhor solução para cuidados específicos.

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