Cora Residencial
Isolamento social: 10 dicas de atividades para entreter os idosos

Isolamento social: 10 dicas de atividades para entreter os idosos

A socialização é muito importante para as pessoas idosas. Mas como, no momento, o isolamento social é a melhor maneira de conter a Covid-19, separamos algumas maneiras de entreter o familiar idoso mesmo estando em casa.

Primeiramente, é preciso conhecer o perfil do idoso para saber o que lhe dá mais prazer na hora de passar o tempo, já que ele não pode sair para passear. 

Assim, atividades manuais, como pintura e bordado; enigmas, como jogos da memória e palavras-cruzadas; ou pequenos serviços junto à natureza, como dar um trato no jardim, são boas pedidas. 

O melhor de tudo é que são coisas simples e fáceis de fazer. Algumas dicas foram tiradas do manual da clínica de psicologia AtivaMente e estimulam o pensamento lógico e a memória. Então, chega de conversa e vamos às atividades. 

1. Exercícios físicos 

A atividade física deve ser preservada para manter corpo e mente sãos. Mas com as academias fechadas e os parques com circulação restrita, dá para queimar calorias em casa mesmo. 

A dica é o agachamento, para trabalhar os grupos musculares das pernas e bumbum. Basta ficar em pé, separar as pernas e fazer de conta que está sentando numa cadeira imaginária, projetando o bumbum para trás. Aí é só repetir o gesto 10 vezes. 

Outra dica (esta para trabalhar os braços) é o bíceps com peso. Quem tem halteres, melhor, mas quem não tem pode usar um pacote de feijão ou de açúcar em cada mão. A partir daí, é só sentar-se, segurar o peso com a palma da mão voltada para cima e puxar os braços com os pesos em direção ao peito. Depois, é só voltar à posição inicial e repetir o movimento por 10 vezes. 

2. Livro + banho de sol 

Como os médicos recomendam um banho de sol pelo menos três vezes na semana para aumentar a fixação de vitamina D no corpo, que tal unir o útil ao agradável e ler um livro enquanto está aproveitando os raios solares? 

As bibliotecas estão fechadas, porém, as vendas on-line não param. Além disso, dá para baixar livros em pdf e depois imprimi-los se o idoso não gostar de ler na tela do celular ou do tablet. 

Ah, e não se esqueça: o ideal é tomar pelo menos 15 minutos de sol por dia, sempre no começo da manhã e no final da tarde. Quem não tem quintal pode aproveitar a iluminação natural da janela de casa ou da sacada do apartamento. 

3. Jogo do stop

O jogo de stop estimula a memória semântica e é muito divertido. A maioria das pessoas já conhece: basta separar umas 10 categorias, como carro, flor, cidade, entre outras, sortear uma letra e escrever, em cada categoria, a palavra correspondente que inicia com a letra sorteada. 

O primeiro a completar o quadro grita “stop” ou marca-se um tempo para a revelação das respostas. O acerto vale 10 pontos, a resposta coincidente vale 5 pontos e o espaço em branco não vale nada. 

4. Meu primeiro

O jogo do “meu primeiro” estimula a memória do idoso e possibilita uma bom bate-papo. Ele funciona da seguinte maneira: você recorta imagens de uma revista ou escreve num papel palavras como bolo de aniversário, praia, festa de 15 anos, Fusca, telefone, entre outros. Então, é só apresentar à pessoa idosa e perguntar à ela qual foi o seu primeiro. Por exemplo, o primeiro bolo de aniversário, o primeiro telefone, a primeira vez que viu o mar. 

5. Colorir mandalas 

Há muitos modelos de mandalas que podem ser encontrados na internet, baixados e impressos. Para colorir, é só usar a imaginação com lápis de cor, tinta ou outros materiais como glitter e lantejoulas coloridas com cola branca. Há ainda livros de colorir, que podem ser comprados na internet. 

Essa atividade estimula tanto a criatividade quanto a motricidade e a identificação das cores. 

6. Artesanato

O trabalho manual estimula a criatividade, o foco e os movimentos do idoso. Uma boa dica para passar o tempo na quarentena de forma produtiva é confeccionar bordados, capas de caderno feitas de retalhos de tecido ou pintura em tecido.

7. Massa de modelar

Massa de modelar, amoeba e slime são objetos que não são exclusivos das crianças. Isso porque os idosos também podem criar formas diferentes e usar a criatividade para se distrair de forma proveitosa. Eles estimulam a parte sensorial e podem ser usados para criar letras, objetos e muito mais. 

8.Jogo das profissões 

O jogo das profissões é interessante para estimular a memória da pessoa idosa. Ela pode escrever num papel: 10 profissões que usam a voz como instrumento de trabalho, 10 profissões onde se trabalha em pé; 10 profissões onde se trabalha sentado ou ainda profissões que começam com determinada letra sorteada para o jogo. 

9. Caça-palavras 

Os caça-palavras podem ser encontrados na internet, baixados e impressos. Eles estimulam o foco e o raciocínio. É ideal para ser praticado sozinho ou na companhia do cuidador. Lembre-se que não há obrigação de acertar as questões, mas sim de desenvolver a criatividade e se distrair. 

10. Jogos de tabuleiros 

Os jogos de tabuleiros podem ser resgatados para serem usados na quarentena. Xadrez, banco imobiliário, cara a cara, detetive e muitos outros entretém os idosos. Dependendo das condições da pessoa idosa, também é possível que haja um ajudante, como um familiar ou um cuidador. Lembrando, é claro, que a intenção não é competir e sim se distrair. 

Para concluir, o isolamento social é uma oportunidade de o idoso passar bons momentos em família, se morar com os seus parentes, ou compartilhar experiências com seus amigos, se morar em residencial sênior. E esta oportunidade pode ser aproveitada com atividades interessantes e saudáveis, que diversifiquem qualitativamente a sua rotina. 

Diferentemente de uma Casa de Repouso, aqui na Cora Residencial Senior, nossos residentes têm várias atividades diárias da qual podem participar para estimular a memória e o raciocínio, bem como se socializar, passando momentos divertidos em grupo. 

Quer conhecer a rotina da Cora? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook.

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Receba nossos conteúdos por e-mail